Tratamento da prostatite - medicamentos eficazes para a próstata

A prostatite é uma doença inflamatória da próstata. Muitos fatores estão envolvidos no desenvolvimento da doença. O grupo de risco inclui homens com sedentarismo, excesso de peso, após 50 anos. A patologia se manifesta por distúrbios do sistema geniturinário. Medicamentos eficazes para a prostatite ajudam a aliviar os sintomas e afetam sua causa. A escolha do medicamento é feita apenas pelo médico assistente.

remédios para prostatite

O que combater a prostatite

Remédios, procedimentos de fisioterapia, remédios externos, massagens, técnicas não convencionais, dieta, terapia por exercícios - todas essas são medidas para o tratamento da prostatite. Os medicamentos mais eficazes não serão tão eficazes quanto o fabricante afirma se o paciente não seguir outras regras de terapia. Os medicamentos para inflamação da próstata têm como objetivo eliminar o processo inflamatório, eliminar a estagnação e normalizar a circulação sanguínea. Para isso, o médico prescreve medicamentos de diferentes grupos, dependendo da forma da patologia e das características do curso clínico.

Quais são os sintomas que incomodam o homem com uma inflamação da próstata:

  • desconforto e dor durante o esvaziamento da bexiga;
  • necessidade frequente de urinar;
  • dor durante as evacuações;
  • sintomas gerais de intoxicação;
  • dor no períneo, com irradiação para a parte inferior das costas;
  • aumento da temperatura corporal, calafrios.

No curso crônico da patologia, o complexo sintomático é agravado. Desordens como puxar constante dor na parte inferior das costas, irritabilidade, insônia, sensação de queimação na junção da uretra. Freqüentemente, a prostatite negligenciada afeta a função sexual, causando ejaculação dolorosa e desconforto durante a própria relação sexual.

No estágio inicial da patologia, os medicamentos para a próstata ajudarão a aliviar os sintomas, e os exercícios e a dieta prescrita pelo médico eliminarão as causas prováveis. Nesse caso, o tratamento será o mais rápido e eficaz possível. Se você ignorar as manifestações da patologia por muito tempo, poderá enfrentar complicações sérias, até a necessidade de remoção cirúrgica da próstata.

Medicamentos essenciais para o tratamento

Para o tratamento da inflamação da próstata, utilizam-se agentes dos grupos de anti-inflamatórios não esteroides, alfa-bloqueadores, antibacterianos, imunomoduladores. Além disso, o médico pode recomendar complexos vitamínicos, suplementos dietéticos e medicamentos para aumentar a potência.

Com a flora bacteriana que a acompanha, os antibióticos são necessariamente prescritos. Isso é feito apenas pelo médico após o exame. Os agentes antibacterianos de amplo espectro de ação são prescritos com mais frequência. É proibida a automedicação com medicamentos do grupo dos antibióticos, por apresentarem inúmeras reações colaterais, exigirem a escolha correta da posologia e duração do tratamento.

Os antibióticos são administrados em comprimidos uma vez ao dia. O curso do tratamento geralmente dura 3 dias, mas pode ser estendido pelo médico assistente. Eles têm efeitos antibacterianos, antifúngicos e antiprotozoários.

Os antibióticos de penicilina freqüentemente provocam o desenvolvimento de alergias. Se os sintomas aparecerem, você deve informar imediatamente o seu médico. O especialista trocará o medicamento pelo tratamento e fará o tratamento sintomático para eliminar as consequências.

pílulas para prostatite

Remédios fitoterápicos eficazes

A terapia com medicamentos complexos para a prostatite pode incluir preparações à base de ervas. Eles são eficazes para melhorar o fluxo sanguíneo, a microcirculação, aliviar a inflamação e estimular os processos de recuperação. Esta não é a lista completa de suas propriedades úteis, portanto, para a maioria dos homens com prostatite, elas serão úteis.

A droga de produção indiana é indicada para prostatite, a fim de fortalecer o sistema imunológico em geral. É bem adequado para melhorar o funcionamento do sistema geniturinário. Disponível em forma de comprimido, tomado duas vezes antes das refeições.

A eficácia do medicamento aumentará se, durante o curso do tratamento, o homem mudar para uma dieta saudável, reduzindo a quantidade de gorduras consumidas, açúcar, álcool, sal. Ele contém ginseng, cálamo, sândalo, cravo, gengibre e outras plantas. O medicamento é bom porque pode ser combinado com qualquer medicamento.

Existe um medicamento indiano eficaz com efeitos antiinflamatórios e prostatotrópicos. A ferramenta melhora a microcirculação em tecidos danificados, melhora a espermatogênese. Seus benefícios também estão na redução do congestionamento e da disúria.

A composição do produto contém plantas como alface-bússola, suvarnavanga, bela jagirea, orquídea macho, leptadenia rede e outras. O medicamento é produzido na forma de comprimidos, tomados duas vezes ao dia no período inicial da doença. Conforme você se recupera, a dosagem é reduzida. É contra-indicado apenas em caso de intolerância aos componentes individuais da composição.

Vitaminas e suplementos dietéticos

Durante o tratamento da prostatite, é extremamente importante para o homem repor o equilíbrio das vitaminas e microelementos que faltam no corpo. Para isso, o médico pode recomendar a ingestão de complexos vitamínicos e suplementos dietéticos. A ingestão sistemática desses fundos ajudará a aumentar a resistência do corpo e melhorar o bem-estar geral.

Os medicamentos têm efeitos antioxidantes, imunomoduladores, tônicos e antiinflamatórios. Eles contêm componentes benéficos para a próstata, como vitamina E, zinco, glicina, sementes de abóbora, cobre e outros. Juntas, essas substâncias ajudam a aliviar o inchaço, normalizar e remover as secreções, manter o equilíbrio hormonal. A composição dos fundos também contém L-glutamina e L-alanina, que são antioxidantes.

Antiinflamatórios não esteróides

Como o processo inflamatório está no cerne da prostatite, o tratamento será acompanhado pelo uso de antiinflamatórios. Eles aliviam a dor, removem a febre, reduzem o inchaço e alguns, adicionalmente, ajudam a tornar o sangue mais fino e a eliminar a congestão.

Os AINEs para inflamação da próstata atuam reduzindo as prostaglandinas envolvidas no desenvolvimento da resposta inflamatória. Eles têm efeitos antipiréticos, antiinflamatórios e analgésicos fortes. Eles se distinguem por seu baixo custo e eficiência relativamente alta, mas ao mesmo tempo têm muitas reações colaterais e contra-indicações.

Bloqueadores adrenérgicos para distúrbios urinários

O efeito terapêutico dos bloqueadores adrenérgicos é o seguinte:

  • eliminação de sintomas agudos associados com saída de urina prejudicada;
  • melhorando a permeabilidade da uretra;
  • uma diminuição na frequência de recidivas na prostatite crônica;
  • reduzindo a pressão da próstata na uretra.

Esses medicamentos também são necessários para a prevenção da inflamação purulenta. Os processos de estagnação na próstata e na bexiga podem resultar em infecção e acúmulo de pus. Quando a tensão e a espasticidade da uretra são aliviadas, a estagnação também passa.

Os bloqueadores adrenérgicos são usados com sucesso nas formas agudas e crônicas da patologia. Eles têm um efeito analgésico pronunciado, excluindo dificuldade em urinar, aliviam o espasmo e a tensão da bexiga, uretra e próstata.

Imunomoduladores para uso externo

Para aumentar a resistência do organismo, são utilizados agentes do grupo imunomodulador. Eles são apresentados na forma de comprimidos e supositórios retais.

Os supositórios são prescritos em paralelo com a antibioticoterapia. São usados 2 vezes ao dia, o curso de tratamento é em média 15 supositórios. Eles são prescritos para patologia aguda e crônica, e a duração da terapia e dosagem são determinadas pelo médico assistente.

supositórios para prostatite

Durante o tratamento da prostatite, vários medicamentos são combinados com outros efeitos terapêuticos. Nesse caso, é importante que um medicamento não exclua a ação do outro. Considerando o fato de que cada medicamento possui contra-indicações, a automedicação é altamente desencorajada. A passagem da terapia de acordo com as instruções do médico permitirá que você se livre da patologia em pouco tempo sem colocar em risco a saúde de outros órgãos e sistemas.